Dúvidas
Apesar de a calvície ser determinada por fatores genéticos, ter pai ou avô careca não é determinante para que você desenvolva a calvície. Isso acontece porque as alterações produzidas no receptor androgenético podem saltar gerações. Por isso, a recomendação é fazer uma avaliação clínica para estudar seu caso.
Em alguns casos é possível retardar a queda de cabelo por algum tempo com medicamentos, porém se o problema for genético o tratamento não impede que os fios caiam.
Já o implante capilar tem um resultado mais definitivo para a calvície. Para saber qual a solução para o seu caso, a recomendação é agendar a consulta para o cirurgião avaliar o procedimento mais indicado para você.
Para fazer o implante capilar, é necessário que o paciente tenha área doadora com boa concentração de cabelo e sem grande espaçamento entre os fios. O cabelo normalmente é retirado da parte lateral e ocipital da cabeça. O Transplante capilar dura de 4 a 9 horas, porém o tempo do procedimento varia de acordo com o caso e a técnica utilizada.
A técnica FUE é feita por meio de um moderno aparelho que possibilita que as unidades foliculares sejam extraídas uma a uma da área doadora e, em seguida, implantadas na região receptora. Esse procedimento não apresenta cicatriz linear, pois é minimamente invasivo. Grande parte dos pacientes relata que não sentiu nenhum incômodo durante ou após o procedimento. Porém, caso tenham algum desconforto, o cirurgião pode receitar analgésicos que ajudam a amenizar o mal-estar.
Existe também a técnica FUT que é um método tradicional de remoção de uma faixa de fios de uma região menos propensa à calvície e implantação na parte calva. Com essa técnica é possível implantar de forma eficaz cerca de 8.000 fios durante a sessão.
A recuperação da cirurgia de implante capilar é bem tranquila. O paciente é liberado no mesmo dia, e pode retornar às suas atividades cotidianas em um curtíssimo espaço de tempo. Atividades físicas leves, como caminhada, são liberadas, já exercícios mais pesados, como musculação, são liberados apenas um mês após a cirurgia.
Uma pergunta recorrente é se pessoas com cabelos grisalhos podem fazer o transplante, e a resposte é sim, no entanto, a recomendação é pintar os cabelos antes do procedimento.
O processo natural é que os fios implantados caiam por volta de 30 dias após a cirurgia e comecem a nascer novamente três meses depois. No entanto, o resultado definitivo será alcançado com um ano, mas, com seis meses após o procedimento já será perceptível a evolução do seu procedimento.
Além do transplante capilar para o couro cabeludo, outras áreas como a barba e sobrancelhas possuem indicação para o procedimento. Para pacientes com ausência total de barba pode ser necessária mais de uma sessão. Assim como no transplante de cabelos, os fios implantados na sobrancelha e barba não caem. Para garantir um resultado mais natural, a recomendação é aparar semanalmente os fios.